4 IMPULSOS QUE SUA EMPRESA DEVE ​EVITAR​ ANTES DE LANÇAR UM PRODUTO OU SERVIÇO

É muito comum que em determinadas fases de sua história, as empresas tenham um impulso de lançar novos produtos e serviços. Em geral isso acontece quando elas buscam aumentar suas vendas ou ter mais resultado com um mesmo cliente vendendo novas coisas para ele. Apesar de parecer o caminho ideal para alcançar esse objetivo, é preciso atenção para que essa urgência responda a estratégia do negócio, evitando investimentos equivocados ou lançamentos que não trarão resultado.
 
Desenhamos algumas atitudes comuns desses impulsos. Veja se você encontra sua empresa em algum deles.

1. Eureka

Uma viagem, uma feira, um café com amigos sugestivos. Esses são alguns dos gatilhos que fazem os empreendedores levarem uma nova ideia para a empresa na segunda-feira. Algumas vezes a ideia está alinhada com o que o negócio se propõe, outras vezes não. 

Risco: A ideia pode responder ao gosto pessoal dos sócios ou de sua rede de relações que nem sempre tem as mesmas necessidades do cliente da empresa. Esse é um dos erros mais comuns dos negócios ao lançar produtos e serviços. 

Potencial: Ouvir seus clientes alvo é a melhor maneira de fazer sua empresa evoluir a entrega para o mercado. Convidar as pessoas para avaliar ou criar novos produtos num processo estruturado pode ser muito interessante.

O que fazer? Boas ideias são sempre bem vindas e é preciso analisar como elas podem melhor servir os clientes, o propósito da marca e o portfólio já existente.

2. FOMO

Um negócio similar acaba de lançar um produto que sua empresa não tem e a reação imediata é não ficar para trás. Parece que vamos perder mercado, que não seremos mais considerados na hora de compra pelo cliente final e aí saímos correndo mais uma vez para viabilizar um novo produto. O Fear Of Missing Out ou “medo de ficar para trás” pode trazer à tona ideias de produtos para serem lançados pra ontem com o intuito de alcançar o mercado.

Risco: Querer alcançar os outros negócios do mercado sinaliza que sua empresa pode estar olhando muito para fora e pouco para dentro. É importante ter o pulso no que acontece ao redor do negócio e mais importante ainda é saber a vocação da sua própria marca e se o novo produto pode atender a ela e seu público.

Potencial: Mapear os principais lançamentos do seu segmento é uma atitude muito importante para compor seu planejamento. Tudo é um equilíbrio afinal: conhecer suas forças e as forças do concorrente. É possível que você perceba que na sua área de atuação existem produtos ou serviços que sua empresa pode fazer melhor ou até segmentos ainda não explorados.

O que fazer? Apenas reagir aos lançamentos mostra que você tem planejado pouco e isso tem custos. Mas, se surgirem lançamentos de outras empresas comece respondendo algumas perguntas: Faz parte de nosso DNA esse lançamento? Nosso cliente atual é consumidor para isso? Temos tempo hábil para investir nesse planejamento? O custo dele está mapeado? Podemos ter resultado? Passando por essas peneiras, você poderá entender se tem algo a ser feito. Possivelmente você irá perceber que é melhor manter a calma e começar a planejar para fazer investimentos mais certeiros ou até desenvolver meios de ter inovações originadas internamente.

3. A solução de todos os problemas

crise, podem surgir novas ideias de produtos que vão salvar a empresa. Esse impulso é dos mais perigosos, pois a empresa pode estar com baixa geração de caixa ou ainda o cliente não vê mais em seus produtos uma boa solução. Se aqui é importante trazer resultados no curto prazo, investimentos errados podem gerar problemas ainda maiores. A sugestão é pensar bem se um novo produto é realmente a saída.

Risco: Em momentos de recursos baixos cada movimento precisa ser bem pensado, pois o sucesso ou fracasso da organização pode ficar vinculado com o sucesso ou fracasso do produto.

Potencial: As boas ideias aparecem quando não estamos na nossa zona de conforto. Quando nossa galinha dos ovos de ouro é empurrada penhasco abaixo podem surgir soluções criativas e viáveis. Reunir o grupo gestor para entender como aumentar a participação de mercado com alterações ou mesmo com novas criações de produtos e serviços pode ser interessante.

O que fazer? Quando essa urgência aparecer, a sugestão é pedir ajuda para co-construir novas soluções, convidar os clientes e stakeholders chave para essa tarefa. Isso vale para momentos de crise e para todos os outros também. Quando os recursos estão baixos cada movimento precisa ser bem pensado.

4. Estamos bem assim, não precisamos de inovação

Impulso zero também precisa de uma atenção. Manter o portfólio sem olhar para as necessidades atuais dos clientes e sem atualizar as atividades internamente pode gerar dificuldades no negócio. Tanto empresas de serviço quanto de produtos podem ter um perfil mais conservador e não perceber que manter seu portfólio estático pode estar saindo mais caro e gerando menos resultado do que imaginam. 

Risco: Quando a empresa não olha para fora corre o risco de ficar pouco atrativa para o mercado. As necessidades dos clientes e a atualização da oferta ao mercado são uma dobradinha necessária. 

Potencial: A qualidade presente no conservadorismo é o cuidado com investimentos arriscados. Esse é um aprendizado para as empresas que não conseguem construir consistência de seus produtos e lançam coisas demais.

O que fazer? Se seu negócio tem dificuldade de inovar, medo de arriscar serviços e produtos. Uma boa dica seria fazer uma pesquisa com seus clientes e ver o que esperam de sua empresa para os próximos anos. Fazer pilotos de novos produtos e serviços também podem deixá-los mais seguros sobre onde investir tempo e recursos. Nosso contador por exemplo, está passando para um atendimento online nos próximos 2 anos. A ideia é que eles fiquem cada vez mais ágeis e com um custo interessante para o cliente. Se não fizerem esse movimento perderão espaço para os serviços online que têm surgido no mercado.

 

O QUE FAZER PARA LANÇAR UM PRODUTO OU SERVIÇO DE SUCESSO

Ter resultado a curto, médio e longo prazo podem ser mais fáceis com o suporte de uma consultoria.

A Valente pode te apoiar a conhecer mais sobre seu cliente, mercado e orientar com lançar produtos vencedores no mercado, alinhados ao propósito da sua empresa e com o portfólio já existente.
Entre em contato com a gente.

Anterior
Anterior

COMO SUA MARCA DEVE ATUAR NAS REDES SOCIAIS?

Próximo
Próximo

O PROPÓSITO AUMENTA RESULTADOS E REDUZ ANSIEDADE