COMO DESCOBRIR O VALOR E O POTENCIAL DA SUA MARCA?

Todo empresário vai dizer que sua marca é valiosa. E não está errado, afinal de contas sua energia, ideias e recursos são investidos ali diariamente.

Agora, se a gente for se basear em pesquisas para entender quem o mercado aponta como marca valiosa, teremos aquelas de sempre, principalmente pelo volume de mídia investido por elas. Em 2018, o ranking da Interbrand, que avalia As Marcas Brasileiras Mais Valiosas, elegeu no seu top 5: 3 marcas de instituições financeiras e 2 marcas de bebida. Há três principais critérios para definir essas posições: lucro econômico, papel da marca e força da marca.

Apesar de apoiar as grandes a entenderem seu valor, esses indicadores pouco nos ajudam a entender como construir uma marca valiosa. Pensando nisso, buscamos um outro olhar para apoiar você a entender o valor de sua marca. O convite é refletir sobre sua empresa com outros olhos, o das gestoras de fundos de investimentos. 

Descobrimos que esses profissionais são bons investigadores, verdadeiros caçadores de informação. FisherBuffet e outros profissionais da área de investimentos só indicam apostar em negócios que passem em certas peneiras. Critérios esses que mostrem que aquele negócio é realmente promissor e que além de oferecer lucro demonstram outras habilidades. Essa investigação é muito pessoal de cada profissional, mas reunimos aqui aquelas que são chave para os gurus do dinheiro. Então vamos lá!

Nossa sugestão é que você responda com uma nota de 1 a 10 com o status da sua empresa em cada pergunta e descubra o que mais precisa fazer para ser uma marca valiosa.

Identidade

1.   Tem brilho nos olhos dos gestores da empresa para criar novas coisas capazes de fazê-la dar novos saltos nos próximos anos?

2.   A integridade dos administradores é inquestionável?

3.   A empresa tem produtos ou serviços com potencial de mercado suficiente para crescer vigorosamente nos próximos 5 anos?

4.   Há alguma vantagem competitiva única e sustentável?

5.   Existe uma cultura enraizada capaz de transcender os fundadores? 

Relações

6.   A companhia oferece um bom clima para trabalhar em grupos?

7.   Como a diretoria se comporta diante de seus fornecedores, clientes e colaboradores nas fases boas e ruins do mercado? Mantém relações de benefícios mútuos?

8.   A empresa se pauta em incentivos meritocráticos? 

Processos internos

9.   Como anda o P&D? A área de pesquisa e desenvolvimento é compatível com a categoria?

10.  A análise de custos e a contabilidade são suficientemente boas?

11. Como são geridos os números dentro da empresa?

Recursos

12.  Como é a equipe de vendas? É superior ou inferior à média de sua categoria?

13.  A margem líquida desse negócio compensa o investimento?

14. O que tem sido feito em favor da margem de lucro? 

Essas respostas ajudam os investidores, mas podem ajudar sua empresa a entender como se tornar uma marca valiosa. Às vezes dói ter uma nota abaixo de 5 em algum quesito, mas é importante reconhecer nossas vulnerabilidades e nossas forças se a ideia é construir uma marca de valor. Elementar, caros empresários, precisamos equilibrar o desenvolvimento da empresa para que ela seja valiosa.

Prosperidade é resultado do propósito

O que nos chama a atenção nessas perguntas é que cinco delas estão conectadas a identidade da marca, ou seja, quanto ela está antenada com o mercado e consigo mesma. Isso é relevância, é branding, é propósito. E as marcas com propósito tem o potencial de criar um mundo melhor, um legado duradouro ainda podem ocupar espaços mais significativos na vida de seus consumidores.

Com uma identidade relevante, as perguntas de 6 a 14 ficam mais fáceis de serem resolvidas. Se sua nota nessas 5 primeiras perguntas está abaixo de 5, fale com a gente. A Valente pode ajudar você a construir uma marca com propósito, visão ampla e alinhada com os valores e tendências.

VIVA SEU PROPÓSITO PLENAMENTE, ISSO É SER VALENTE.

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