Qual é o momento da sua marca?
A gestão de marca é um processo vivo, que acompanha os ciclos naturais de uma organização e do mercado. Assim como na natureza, sua marca pode estar em diferentes fases, e identificar qual é esse momento é essencial para definir estratégias alinhadas com seus objetivos.
Investimento
É o tempo de plantar. Aqui, você está construindo ou fortalecendo o território que quer ocupar: propósito, posicionamento, identidade. Essa fase exige coragem, recursos e visão de longo prazo. É quando você investe em olhar para dentro, pesquisar, pensar na estratégia e na comunicação para criar raízes sólidas.
Pergunte-se: estou construindo algo sustentável para o futuro?
Colheita
É o tempo de ver os resultados surgirem. Depois de nutrir esse terreno, sua marca começa a dar frutos. Isso pode significar aumento na visibilidade, engajamento das pessoas com sua proposta de negócio e também crescimento nas vendas.
Pergunte-se: estou aproveitando o que minha marca já construiu e pensando o futuro?
Manutenção
Ainda que seja uma fase mais calma, esse também pode ser um tempo de cuidar. Toda marca pode viver momentos onde pode consolidar o que foi construído e garantir a consistência fazendo a manutenção de seu posicionamento, sem mudar muito suas atitudes e estratégias. Nessa fase o fundamental é a constância para que a marca siga saudável e relevante no longo prazo.
Pergunte-se: sigo cuidando da minha marca com o zelo que tive ao criá-la?
Esses tempos não seguem uma ordem fixa. São ciclos que dependem de fatores internos e externos, e cada marca tem seu ritmo. A pergunta é: qual é o seu agora?